segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Bóhrio (Bh)

O bóhrio é um elemento químico sintético, símbolo Bh, número atômico 107 (107 prótons e 107 elétrons) que apresenta massa atómica 264 u.
É um elemento de transição, pertencente ao grupo 7 da tabela periódica, radioativo, transurânico, provavelmente metálico, sólido
, de aspecto prateado, cujo isótopo mais estável, apresenta meia-vida de 102 minutos.


Platina (Pt)

A platina é um elemento químico de símbolo Pt de número atômico 78 (78 prótons e 78 elétrons), e de massa atômica igual a 195 u. À temperatura ambiente, a platina encontra-se no estado sólido. É empregado para a fabricação de eletrodos e joias. Também, é muito utilizado em reações químicas como catalisador.

Características:

Este metal situado no grupo 10 da classificação periódica dos elementos, da série metais de transição. Quando puro, é de coloração branca acinzentada opaca, precioso, maleável e dúctil. É resistente à corrosão, sendo que só é solubilizada com ácidos de altíssimo potencial padrão de redução. Dependendo das condições, pode reagir com haletos, halogênios, enxofre, ferro, níquel e outros elementos, assim como o calcogênio e alguns dióxidos básicos fundidos. Pode ser usada em diversos modelos como: platina na perna como implante para poder adiantar mais o tratamento e recuperação da perna ou da coluna.


Ósmio (Os)

O ósmio é um elemento químico, símbolo Os , de número atômico 76 (76 prótons e 76 elétrons), com massa atómica 190,2 u está situado no grupo 8 da classificação periódica dos elementos. Trata-se de um metal de transição classificado no grupo da platina. À temperatura ambiente o ósmio encontra-se no estado sólido.
É empregado em algumas ligas com a platina e irídio. Uma liga de ósmio-irídio é usado em implantes cirúrgicos. O seu óxido é usado como oxidante e catalisador em sínteses químicas, e como fixador biológico de corantes para a visualização microscópica de tecidos.

Características:

Na sua forma metálica o ósmio é muito denso, branco azulado, frágil, duro e brilhante, inclusive a altas temperaturas, mesmo sendo difícil encontra-lo nesta forma. É mais fácil obter o ósmio na forma de pó, mesmo que exposto ao ar tende a formação do tetróxido de ósmio. É muito resistente a corrosão e ao ataque dos ácidos, dissolvendo-se melhor por fusão alcalina.


O tetróxido de ósmio é altamente tóxico. As concentrações no ar baixo podem causar congestão nos pulmões, danos a pele e olhos. Deve ser manuseado somente por pessoas qualificadas.