segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Ósmio (Os)

O ósmio é um elemento químico, símbolo Os , de número atômico 76 (76 prótons e 76 elétrons), com massa atómica 190,2 u está situado no grupo 8 da classificação periódica dos elementos. Trata-se de um metal de transição classificado no grupo da platina. À temperatura ambiente o ósmio encontra-se no estado sólido.
É empregado em algumas ligas com a platina e irídio. Uma liga de ósmio-irídio é usado em implantes cirúrgicos. O seu óxido é usado como oxidante e catalisador em sínteses químicas, e como fixador biológico de corantes para a visualização microscópica de tecidos.

Características:

Na sua forma metálica o ósmio é muito denso, branco azulado, frágil, duro e brilhante, inclusive a altas temperaturas, mesmo sendo difícil encontra-lo nesta forma. É mais fácil obter o ósmio na forma de pó, mesmo que exposto ao ar tende a formação do tetróxido de ósmio. É muito resistente a corrosão e ao ataque dos ácidos, dissolvendo-se melhor por fusão alcalina.


O tetróxido de ósmio é altamente tóxico. As concentrações no ar baixo podem causar congestão nos pulmões, danos a pele e olhos. Deve ser manuseado somente por pessoas qualificadas.

6 comentários:

  1. Interessante (: Por ser tóxico e causar danos a saúde é legal saber as características. Por: Thais Hernandes

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo desenvolvimento do trabalho!O Ósmio é muito resistente a corrosão e ao ataque dos ácidos.. com isto devemos tomar cuidado porque as concentraçoes causam danos as pulomoes e aos Olhos e pele (manuela Almeida)

    ResponderExcluir
  3. Foi interessante saber sobre o ósmio,já que era um dos elementos que eu não tinha conhecimento sobre suas aplicações. Muito bom. Fernanda nº:05 3ºEM

    ResponderExcluir
  4. uma curiosidade é que ele É empregado em algumas ligas com a platina e irídio,e uma de suas caracteristicas é branco azulado, frágil, duro e brilhante . parabéns um otimo trabalho. (Graziele Clarindo N°07 3° ensino medio)

    ResponderExcluir
  5. muito bom o blog foi importante saber sobre novos elementos quimicos apesar de algum deles fazer mau a saude! Julio Max

    ResponderExcluir
  6. AS imagens complementam o conteúdo descrito neste blog. Gostei de ler sobre o Ósmio, e não me pertencia a informação deste elemento ser tóxico.

        Bruna Cordeiro 2EM

    ResponderExcluir